O queridinho que sempre te acompanha

O batom é aquele item indispensável na bolsa e na vida de qualquer mulher. Desde o mais clarinho até aquele vermelho carmim, não importa o estilo. E se você perguntar por aí, pode ter certeza que a pessoa tem mais de uma cor e tipo. Dessa forma, acaba virando uma coleção. E o poder do batom é tão forte, que ele ajuda até na expressão do seu humor, ajuda na autoestima.

E são tantas opções de cores, efeitos, formatos que a gente fica sem saber qual escolher. Então, aqui você vai encontrar algumas dicas e curiosidades sobre esse queridinho da maquiagem e descobrir várias maneiras de usufruir do poder do batom.

Versatilidade e fácil aplicação

Vamos combinar que com essa rotina agitada, o que nós mais queremos são itens que facilitam o nosso dia a dia. E o batom é um deles. Primeiramente, ele é prático, cabe na bolsa, no bolso, na carteira, é fácil de aplicar sobre os lábios. O formato dele foi justamente pensado para trazer praticidade. Além disso, são várias opções como bala, líquido, tem o gloss também. E cada um tem um efeito, pode ser hidratante, matte, molhado.

A versatilidade é tão grande, que se você está sem um blush, o batom te ajuda a dar aquele ar corado nas bochechas e você ainda pode experimentar novas opções de uso, como o gloss fazendo as vezes de sombra. #ficadica

Não sai de moda

A cada estação surge uma nova tendência de maquiagem com novas cores e técnicas. Mas o batom nunca sai de moda. Esse é um item presente nas passarelas, nas makes mais elaboradas e nas mais simples. Pode até ser que você passe um nude, mas o batom está ali presente.

Cuidados com os lábios

Assim como as demais áreas do corpo, os lábios também precisam de cuidados especiais e até de hidratação. Então, escolha batons que possuam elementos que ajudem a hidratar os lábios. Então, além da cor, você ainda estará cuidando da sua boca.

O poder do batom na história

Você sabia que existe até um dia só para ele? É isso mesmo! E é comemorado no dia 29 de julho. O poder do batom é tão grande, que ele tem data de celebração. E isso tem relação com a história desse item da maquiagem. Desde antes dos tempos da Cleópatra no Antigo Egito, muitas pessoas utilizavam materiais naturais para colorir os lábios.

Com o passar do tempo, ele foi ganhando muitas adeptas e força junto com as mulheres. Ele chegou até a ser proibido mais de uma vez, por se considerado imoral e “arma de sedução para as mulheres enfeitiçarem os homens”.

Com o  tempo, durante o movimento sufragista e de luta pelos direitos femininos, as mulheres passavam batons vermelhos nos lábios simbolizando a independência e o empoderamento.

E agora ele está na boca de todo mundo!

A pandemia não diminuiu as vendas

Se você acha que com a pandemia e o uso constante de máscaras o batom ficaria ali escondido na gaveta, enganou-se. Apesar da retração econômica, a venda desse item teve um crescimento de 200%. E existe até um nome para isso “efeito batom”, que é a disposição dos consumidores em investirem em produtos de beleza, como o batom, que possuam impacto visual e também no bem-estar, mesmo em tempos de crise.

Então, em casa ou mesmo por baixo da máscara, muitas pessoas estão com batons nos lábios.

E agora? Qual batom escolher?

Depois de você conhecer tantas características sobre os batons, chegou a hora de escolher um (ou mais de um!!) para chamar de seu. Aqui no blog nós falamos sobre tendências de maquiagem para o outono e demos algumas dicas para os lábios. Você também pode dar uma espiadinha no catálogo de produtos.

Já decidiu? Agora é usar sem moderação!

Texto: Priscila Cellino