Saiba como atravessar as adversidades e incentivar a sua equipe

Você já deve ter ouvido falar nas diferenças entre um chefe e um líder. O chefe é aquele que apenas manda o outro fazer as coisas, fica fiscalizando, normalmente diz EU faço, EU consigo. Já o líder orienta os demais, acompanha e confia nas ações do outro, diz NÓS fazemos, NÓS conseguimos. E em tempos como os atuais, nós precisamos ter e ser líderes e não chefes.

Olhe a sua volta, perceba como as pessoas estão se sentindo, tenha empatia e entenda que mais do que nunca precisamos estar juntos e unidos. E um líder tem esse papel.

Vamos pensar na seguinte situação, a sua equipe está desanimada, os resultados não estão como o planejado. O que você como líder deve fazer? Cobrar e encontrar um culpado pela falta de entrega, abandonar as pessoas ou mostrar que vocês são um time e que estão juntos? Você deve estimular e incentivar a sua equipe. Mostrar as diferentes possibilidades para enfrentar as adversidades.

Pensando na Amakha Paris, neste final de mês estão disponíveis diversas campanhas para os nossos Executivos. O líder deve falar sobre essas campanhas com a rede, trazer os benefícios e oportunidades em cada uma delas. Mande mensagens de incentivo, marque reuniões on-line, mostre que você se importa e ajude quem está com alguma dificuldade. Explique, oriente e amplie a visão de quem está ao seu lado. Você pode e deve ser um líder que inspira, portanto, aja com responsabilidade.

É claro que você também pode ter dias em que está desanimado. Você é um ser humano, tendo suas fraquezas e dias ruins. E está tudo bem. Quando for assim, procure o seu líder, o líder do líder, converse com o corporativo. A liderança é feita de diversas formas e em diferentes níveis, mas ela existe justamente para que todos façam parte de uma equipe e que um apoie o outro.

Ah! E não é porque a pessoa ocupa um cargo alto ou tem uma graduação maior do que a sua que ela é líder. O líder é definido pelas atitudes e não apenas pelo cargo ou posição que ocupa.

Seja aquele líder que será lembrado pelos demais e demonstre o quanto o esforço individual é importante, mas é o trabalho em equipe que possibilita a realização de grandes resultados.

Texto: Priscila Cellino