Uma data para celebrar e continuar em busca de igualdade

Desde 1975, todos os anos em 08 de março celebra-se o Dia Internacional da Mulher. Mas você sabe por que as Nações Unidas instituíram esse dia? Como tudo aconteceu?

Essa data não é um dia apenas para parabenizar. Esse dia representa a luta de milhares de mulheres que desde o final do século XIX realizaram inúmeras manifestações em busca de direitos, melhores condições de vida e de trabalho.

As mulheres por muitos anos foram proibidas de fazerem muitas atividades.

 

Datas Importantes

Aqui no Brasil, até 1827 as mulheres não podiam frequentar o ensino básico. E foi só em 1879 que ganharam o direito de cursar uma faculdade, porém quem decidia estudar era criticada e mal vista.

Somente a partir de 1932 que as mulheres puderam começar a votar. E quatro anos antes foi eleita a primeira prefeita da História do Brasil. Ainda na década de 1930, a primeira mulher brasileira tirou a carteira de motorista e pode conduzir um carro. E se eu te contar que na Arábia Saudita as mulheres só receberam essa permissão em 2018?

Em 1962 foi criado o Estatuto da Mulher, com o qual as mulheres receberam o direito de trabalhar fora sem depender da autorização do marido, bem como viajar. Você já pensou se tivesse que pedir para o seu marido a permissão para ser uma Executiva e Diva da Amakha Paris? Foi também na década de 1960 que a pílula anticoncepcional foi criada e comercializada.

Em 1985 surgiu a primeira Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher. E com a Constituição de 1988 ficou expressa que homens e mulheres tem os mesmos direitos e deveres.

Em 2006 foi sancionada a Lei Maria da Penha, que possibilitou o aumento do rigor nas punições das agressões contra a mulher.

Veja que as conquistas das mulheres são muito recentes. Muito do que fazemos hoje foi após a dedicação e a luta de muitas mulheres, sendo que algumas delas perderam suas vidas.

 

Sororidade

Sororidade é uma palavra que está muito em evidência e ela significa a relação de irmandade, união, afeto e amizade entre mulheres, muito parecida com aquela estabelecida entre irmãs. Ou seja, é a empatia e uma relação de apoio mútuo entre as mulheres, deixando de lado a rivalidade.

A sororidade mostra a importância de se dar voz à outras mulheres, apoiando aquela mulher que está passando por alguma situação difícil. Não julgando outra mulher por ela ter uma atitude diferente da que você teria. E essas atitudes e tantas outras só fortalecem o crescimento de todas nós.

 

Mulheres na Amakha Paris

Na Amakha Paris nós temos como princípio promover as oportunidades para todos igualmente. Dessa forma, os Executivos tem os mesmos direitos e deveres. Todos pagam o mesmo valor pelos produtos, todos tem 100% de ganhos, todos avançam de graduação conforme o seu trabalho e suas conquistas. Não existe nenhum tipo de diferença de gênero. Na verdade, essa igualdade é necessária na sociedade como um todo.

E por ter esses pensamentos, a Amakha Paris possui o projeto Divas, que visa promover o empreendedorismo e a independência financeira de nossas consultoras. E ele surgiu justamente da vontade da Presidente Denise Bortoletto de trazer oportunidades para todos e transformar a vida das pessoas.

Esse é um curso que ensina não apenas a como ser bem sucedida na empresa, mas também na vida pessoal, uma vez que transmite segurança e ideais de superação de obstáculos. Além das mulheres tornarem-se líderes no mercado, também se transformam protagonistas de suas vidas. É mostrar que além das mulheres também podem ser Executivas bem-sucedidas, mães, esposas, filhas, empreendedoras.

Dia Internacional da Mulher

Então, nesse Dia Internacional da Mulher vamos celebrar por todas as conquistas que já tivemos até aqui, mas lembrar que ainda muito precisa ser feito. Vamos lembrar as mulheres que fizeram história ao enfrentarem o machismo e os preconceitos, como a estilista Coco Chanel, a pintora Frida Kahlo, a compositora e maestrina Chiquinha Gonzaga, a cientista Marie Curie, a escritora Maria Firmina dos Reis e tantas outras.

Todo dia é dia da mulher, mas hoje reafirmamos a força de todas nós.

Texto: Priscila Cellino