Entenda a importância das postagens acessíveis

Você já conhece o movimento #PraCegoVer? Essa foi uma iniciativa para possibilitar que deficientes visuais também consigam acessar os conteúdos publicados nas redes sociais. Você já imaginou não poder ter uma experiência completa quando quer entrar no seu Instagram, por exemplo?

O que é o movimento #PraCegoVer?

Em todas as publicações é acrescentada a hashtag (#) e o termo PraCegoVer. Dessa forma, fica mais fácil da postagem ser encontrada. Em seguida, a imagem que aparece é descrita, para que todos a compreendam. Além de tornar a publicação acessível, essa é uma maneira de despertar a sociedade para a importância da inclusão e da acessibilidade. E isso beneficia não apenas os deficientes visuais, mas também pessoas com déficit de atenção, dislexia e até deficiência intelectual.

Projeto #PraCegoVer

No Facebook oficial do projeto Pra Cego Ver você encontra a seguinte descrição: “#PraCegoVer é um trocadilho. Como esta hashtag tem uma função educativa e inclusiva, ela se refere aos videntes que não enxergam o cego e nunca se dão conta de que pessoas com deficiência visual usam redes sociais”.

Essa iniciativa partiu da Patrícia Silva de Jesus, também conhecida como Patrícia Braille, que desde os 16 anos atua como professora de braile e hoje é Coordenadora da Educação Especial no Estado da Bahia.

Amakha Paris e a acessibilidade

A nossa empresa entende que é primordial sermos acessíveis de diversas formas. A marca já possui atendimento em libras na Central de Relacionamento e vem aumentando o número de lives também com essa acessibilidade.

A partir de agora, colocarem a #PraCegoVer em nossas postagens. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são cerca de 6,5 milhões pessoas com deficiência visual no Brasil. Então, se faz mais do que necessário aderir esse movimento!

Mas como descrever a imagem?

Você consegue encontrar várias dicas de como fazer essa descrição na página do projeto. Primeiro deve-se colocar a #PraCegoVer após todo o conteúdo escrito, inclusive as hashtags relacionadas com a postagem. Em seguida informe se é um vídeo, uma fotografia, uma ilustração, etc. Faça a descrição da esquerda para a direita e de cima para baixo. Não se esqueça de colocar as cores e descrever os elementos que aparecem, mas evite adjetivos. Utilize frases curtas.

 

Que tal você também aderir a esse movimento? Faça como a Amakha Paris e torne-se cada vez mais acessível.

Texto: Priscila Cellino